Sobre Ontens - 2014


REVISTA ELETRÔNICA DO 
CURSO DE HISTÓRIA DA FAFIUV
PUBLICAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO!
ENVIE SEU TEXTO QUANDO QUISER!
ANO 2014 ABERTO!


HISTÓRIA E PATRIMÔNIOS: A DISCIPLINA “HISTÓRIA LOCAL E MEMÓRIA” NUM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Zuleide Maria Matulle

CINEMA E HISTÓRIA: O JAPÃO MEIJI (1868-1912) ATRAVÉS DO FILME O ‘ÚLTIMO SAMURAI’ (2003)
Lucas Padilha

“SE CRIÔ DISPUTANDO GUAVIROVA COS PORCO”: TEORIAS SOBRE A ORIGEM DOS SISTEMAS FAXINAIS
Karen Camila Junges

NEOLIBERALISMO E SOCIAL DEMOCRACIA:
“O CAMINHO DA SERVIDÃO” E AS POLÍTICAS ECONÔMICAS DO SÉCULO XX
Maurício Cesar Such

ANÁLISE SOBRE O BULLYING DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR (2006 – 2012)
Claudinei José Kziozek

YAKUZA: A SIMBOLOGIA DAS TATUAGENS NA MÁFIA JAPONESA
Ana Paula Buher

A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM NA AMÉRICA PORTUGUESA NOS SETECENTOS: REPRESENTAÇÕES DA DINÂMICA DA NATUREZA NA PERSPECTIVA DE UM VIAJANTE MILITAR
Lucas Mores

OBJETIVIDADE, LIBERDADE DE IMPRENSA E O JORNALISMO NO PERÍODO DA ESCRAVIDÃO
Elaine Schmitt

“UM LUGAR AO SOL”: A MORADIA POPULAR URBANA E CONTROLE DO ESPAÇO DOMÉSTICO
Vanessa Cristina Chucailo 

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE CATÓLICA EM RIO CLARO DO SUL PELA PARTICIPAÇÃO DAS MISSAS (1960 – 2001)
Andressa Hermes

A CONSTRUÇÃO DO POLÍTICO A PARTIR DA RELIGIOSIDADE CABOCLA
Everton Carlos Crema

POESIA E ESCRITA DA HISTÓRIA NA CHINA ANTIGA
André Bueno

INDÍGENAS NA ZONA DA MATA MINEIRA: FRAGMENTOS DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E TOPONÍMIA NA PAISAGEM DA CIDADE DE MIRAI/MG
Sergio Antonio de Paula Almeida


APRENDER HISTÓRIA, NARRAR HISTÓRIAS
Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski

FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO AUTORITÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE BRASILIDADE NO GOVERNO VARGAS E O PAPEL DOS INTELECTUAIS
Wanilton Dudek

ANA E FLORINDA: UM BREVE ESTUDO SOBRE A RIQUEZA FEMININA NOS TESTAMENTOS E INVENTÁRIOS DO SÉCULO XIX DA CIDADE DE CASTRO
Rogério Vial

FOUCAULT: A TENTATIVA DE DEFINIR A PERSPECTIVA ARQUEOLÓGICA
Rodrigo dos Santos

NEGROS NÃO PODEM JOGAR AQUI: A VERGONHOSA HISTÓRIA DE RACISMO NO DIA EM QUE A BRIOSA FOI BRASIL NOS GRAMADOS DO APARTHEID SUL AFRICANO
Aristides Leo Pardo

A ESCRITA DA HISTÓRIA EM HERÓDOTO
Júlio Cezar Klein

EDUCAÇÃO FEMININA NO AMAZONAS:
A INSTRUÇÃO DE MENINAS ÓRFÃS E DESVALIDAS NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT NO ALVORECER DA REPÚBLICA DE 1892 A 1896
Daniel Rodrigues de Lima