Dossiê - História e Mídia 2014


O Dossiê “História e usos de mídias: pesquisas históricas a partir de diferentes suportes de comunicação” é mais um número especial da Revista Sobre Ontens, que busca trabalhar a questão das novas mídias na construção e na escrita histórica. Tão habituado aos documentos textuais, os historiadores devem ter em vista a atualidade da questão: a interação com a internet, as mídias de massa, a velocidade dos sistemas de comunicação e informação, todos esses processos tem levado a um repensar do estudo e da escrita histórica. Esses novos suportes não apenas auxiliam na pesquisa, mas são também, agora, objeto da própria pesquisa histórica: como eles servem de veículo a construção de novas concepções de história, memória e passado? Quais suas contribuições diretas na formação de utopias – ou mesmo, da realidade social e cultural contemporânea? O exame dessas questões é o objetivo desse dossiê.

Numa segunda parte, dispomos também alguns textos escolhidos para compor a edição, bem como uma resenha. O ato de pesquisar, escrever e publicar o trabalho histórico é, antes de tudo, uma peça fundamental na formação do pesquisador, e na difusão mais ampla das descobertas e saberes da área. Nesse mister, a Revista Sobre Ontens vem abrir um espaço para a publicação dos escritos de pesquisadores pioneiros, sempre pensando na construção de uma  consciência histórica mais profunda e abrangente.

Por fim, faz parte dos planos deste Periódico transformar o Dossiê em livro, brevemente. Sabemos hoje da capacidade de difusão que um ebook tem, por meio das redes eletrônicas, de atingir milhares de leitores: nada mais coerente, portanto, que esse Dossiê integre, igualmente, uma nova mídia.

Agradeço a todos os participantes,

Atenciosamente,

Prof. André Bueno 
Comissão Editorial
Outubro, 2014





Clique nos links abaixo e acesse cada texto separadamente!


Renato Muchiuti Aranha

Jefferson Lima

Caroline Antunes Martins Alamino

Juliana de Cássia Câmara

Maytê Regina Vieira

Vanessa Cristina Chucailo

Elaine Schmitt

Celso Carvalho Jr

Paulo Roberto Krüger

André de Almeida Rêgo

Edilson Salôto Moreira
Isaac de Almeida Correia
Romulo Paneto Paris
Marco Aurélio Borges Costa 

Evelline Soares Correia
Edneia Regina Rossi
Elaine Rodrigues

Rafael de Farias Vieira

[RESENHA]
Wagner Pires da Silva