Outras Sabedorias




Foi em 2016. Um encontro magnífico.

Eram duas turmas muito especiais de Filosofia.*  No currículo, deveríamos trabalhar uma disciplina cujo objetivo era aprender um pouco mais sobre o contexto histórico do Mundo Antigo. Daí, como é próprio em toda atitude realmente revolucionária de querer saber, fomos atrás daquilo que nunca vimos.

Certo, deveríamos falar sobre gregos e romanos – mas o problema é que eles - os estudantes - veriam isso novamente, depois. Mas... E as outras histórias? E os outros saberes? Será que as civilizações antigas nunca haviam buscado isso, a Sabedoria? Nosso curso, então, foi em uma nova direção.
Experimentamos. Fomos em busca das Outras Sabedorias; Egito, Mesopotâmia, Israel, Pérsia, Índia e China... Tudo isso, regado a maravilhosos encontros, cafés-da-manhã comunitários, abraços, sorrisos, dúvidas, beijos, estudos, amores, amizades.

Ao fim, o momento de ver o que pudemos aprender. Quem quisesse, podia fazer um ensaio. No entanto, os primeiros pensadores antigos não faziam ensaios. Então, quem quisesse escrever um conto ou um poema, poderia fazê-lo. E o resultado belíssimo dessa experiência está nesse livro. Apresentamos uma coletânea desses textos escritos, e tomei a liberdade de acrescentar um de minha autoria – sim, eu quero estar junto dess@s lind@s autor@s.

Dando a prova clara de que os estudantes constroem seus saberes, peças encantadoras de literatura e pensamento brotam nessas páginas. Humildemente, me sinto feliz e realizado com tudo isso!
Convido a todos a leitura estimulante de Outras Sabedorias.

Terra do Rio, Verão de 2017.

*Os aluno de Antiguidade Oriental, do curso de história, também toparam participar desse volume. =)